top of page
Buscar
  • Foto do escritorGiorgia Hirt

Milos, uma jóia entre as ilhas gregas!

Milos é uma ilha localizada no arquipélago das ilhas Cíclades, no Mar Egeu. As Cíclades consistem em 24 ilhas habitadas, dentre elas podemos destacar a dupla de ouro: Santorini e Mykonos. A ilha de Milos impressiona por sua beleza natural, atmosfera serena e charme despretensioso. Eleita pela Forbes um dos melhores destinos para visitar em 2023. Uma ilha que definitivamente vale a pena incluir no roteiro.


Curiosidade: A famosa estátua de Afrodite: Vênus de Milo foi descoberta por um camponês na ilha, agora exibida em Paris.


Vista da Igreja Panagia Thalassitra em Milos
Vista da Igreja Panagia Thalassitra em Milos I Foto: Giorgia Hirt

Acesso: O acesso à ilha é feito por avião ou balsa. A empresa Seajets oferece transporte marítimo entre as ilhas e as passagens podem ser adquiridas online e com antecedência. O trecho por exemplo: do porto de Atenas (Piraeus) até o porto de Milos (Adamas Port) tem a duração de aproximadamente 3:30h e cada trecho custa em média 75 euros. Ou seja: ida e volta 150 euros por pessoa. Dica: o Ferry é extremamente pontual e não espera pelos passageiros, atenção ao horário. Recomenda-se agasalho pois o interior do ferry é refrigerado.


Transporte: É indispensável o aluguel de carro ou quadricículo para se locomover dentro de Milos, uma vez que o acesso a carros de aplicativos e táxis é difícil. Além de ser uma ilha extensa e de os pontos principais serem afastados um do outro. Existem várias empresas de aluguel de carros na ilha, destaca-se a Matha Rent a Car que possui boas opções de automóveis e facilidade de reserva online. Caso esteja em duas pessoas confira o modelo Fiat 500 Cabrio Automatic, possui teto solar, é compacto e fácil de dirigir pelas ruas. Na ilha também é comum encontrar locais amplos de estacionamento público.


Dica: o condutor precisa apresentar carteira de motorista válida e um cartão de crédito no mesmo nome com limite para uma pré autorização caução como garantia da locadora (Em média 500 euros). Após a devolução do carro o valor é desbloqueado em até 30 dias úteis. É importante registrar através de fotografia o nível de combustível (deve ser devolvido com a mesma quantidade) e o estado do carro por precaução. Se surgir dúvida entre o aluguel de carro x quadricículo: faz muito sol e calor na Grécia durante todo o dia, sem dúvidas: carro.


Hospedagem em Milos: o Airbnb oferece excelentes opções, vale destacar o Hilltop Milos with Sunset View II com excelente localização, apenas alguns minutos de carro do porto de Adamas, próximo ao mercado, com vista do pôr-do-sol, piscina privativa, construção recém inaugurada, visual moderno e sofisticado, limpeza impecável e ótima anfitriã. Indicação que vale a pena anotar principalmente para casais que buscam um local tranquilo com clima romântico. Contato: +30 6949674924 I Email: hilltop_milos@outlook.com.gr I Instagram: @hilltopmilos I Localização: Kaminia Milos, 84800.



Outra opção de hospedagem no Airbnb fica na região de Pollonia, um vilarejo charmoso na extremidade da ilha. A casa Luxury House by the Sea, Amazing Sunset, Milos acomoda até 7 pessoas, possui banheira de hidromassagem com vista espetacular do pôr-do-sol, de frente para o mar, proximidade a mini mercados e restaurantes. Ideal para família ou em grupo. Pollonia é um bairro um pouco mais distante dos pontos de atração porém vale a pena alguns minutos a mais de carro para desfrutar desse local especial.



Dica: o ideal é um roteiro de no mínimo 2 dias inteiros na ilha - 3 noites.


Reserve um dia inteiro para o passeio de barco pela costa de Milos, é imperdível e a melhor maneira de conhecer várias praias, além de locais que são acessadas apenas via barco. A empresa Milos Adventures oferece opções ótimas: indicamos o Catamaran Full Day Cruise: Poliegos - Kleftiko que dura o dia todo - das 9:15 às 19:00. Acomoda até 22 pessoas em um grande barco catamarã, custa 150 euros por pessoa e oferece almoço, snacks, frutas, água, sucos, refrigerantes e bebidas alcóolicas (vinho, cerveja, mojito). O programa é o dia perfeito para descansar e curtir visuais exuberantes. Reserve com antecedência pois costumam esgotar, reserva é simples de ser feita através do site.


Dica: Além dos itens indispensáveis: protetor solar, toalha, chapéu e óculos de sol - não esqueça de levar kit de máscara e snorkel para mergulho, mesmo os menos aventureiros irão se encantar com as piscinas naturais de águas cristalinas e grandes paredes de rochas brancas. No caminho ao porto é fácil de encontrar o equipamento em lojas.


O barco sai do porto de Adamas e passa pelo vilarejo dos pescadores com visual de casinhas charmosas e coloridas construídas à beira mar - Skinopi, Klima, Areti e Fourkovouni. Inclusive algumas dessas casas são hospedagens possíveis de serem reservadas no Airbnb.


Sikinopi - vilarejo pescadores em Milos
Sikinopi - vilarejo pescadores em Milos

Em seguida o barco passa por Arkoudes, um complexo de rochas que aparentam a forma de um coelho e urso, respectivamente:



Próximo destino é a parada para mergulho na baía natural de Kalogries e em seguida passar pela paisagem inacreditável da gruta de Sikia com seu característico buraco no teto. O barco segue ao Sul e faz a segunda parada em um dos principais pontos: Kleftiko, a famosa e antiga baía dos piratas com cavernas e cenário paradisíaco. Após o tempo de mergulho o almoço é servido pela tripulação.



A próxima visita é na praia inacessível de Gerakas e suas fontes termais. Logo mais, parada para mergulho nas minas de enxofre abandonadas, famosa pela água mais azul de toda Milos - baía de Galazia Nera em Poliegos, a "lagoa azul" da Grécia criada por formações geológicas:



Ao final da rota, parada para mergulho nas ilhas de Kimolos e Agios Eustathios, mais afastadas. O barco desembarca em Milos no cais em Pollonia por volta das 19h, caso queira voltar para o porto de Adamas uma van fará o translado.


Finalize a noite em uma típica taverna grega especializada em carnes: O! Hamos! Tavern. Restaurante em que todos ingredientes saem da fazenda da família Psatha à mesa, se não conseguem produzir ou criar - não é incluído no cardápio. Aliás, o cardápio é escrito "à mão" em um caderno escolar em vários idiomas, inclusive o português. Em alta temporada é muito provável ter fila, pois é concorrido e não aceitam reservas. O ambiente é bem charmoso e acolhedor, as mesas são dispostas em um pátio arborizado os pratos são servidos em cerâmicas de terracota artesanal.



O vinho local, "house wine" como é pedido - é produzido pelo próprio restaurante e é uma ótima sugestão para entrar no clima da gastronomia grega, onde tudo é mais artesanal. O prato típico do país "Paidakia" - conhecido também como "lamb chops" ou costeletas de cordeiro, é uma ótima sugestão - acompanha batatas fritas. A carne defumada é cozinhada lentamente na brasa e possui sabor único. Outra opção são as massas frescas, aparentemente "simples" mas com gostinho especial de casa de vó.


Explorar de carro a ilha de Milos é o programa perfeito para o segundo dia. Indico roupas de banho leves e práticas, garrafa de água, óculos de sol, chinelo, kit de máscara e snorkel de mergulho, protetor solar e o último mais não menos importante: uma toalha ou canga ampla para estender caso queira aproveitar um tempinho relaxando, as praias não possuem espreguiçadeiras e muito menos serviço de praia. Sarakiniko é a principal praia e um dos cartões postais da ilha, digna de uma paisagem lunar, rochas brancas com formas arredondadas, cavernas, realmente um visual único. Para os banhistas mais aventureiros: vale pular de um dos pontos favoritos da pedra, onde chega até a formar filas.



A Praia de Papafragas, um cenário idílico e tranquilo entre duas grandes falésias que formam uma piscina natural e uma pequena faixa de areia. Perfeita para nadar. Imperdível, um dos locais mais impressionantes, infelizmente não é acessível a todos, os carros são estacionados no topo e na própria rocha tem esculpida uma escada íngreme e com risco de deslizar - sinalizada por placa inclusive. Outra alternativa é entrar nadando pelo mar através da praia ao lado.



Pausa para o almoço no restaurante Psaravolada. Localizado dentro de um hotel com vista de tirar o fôlego. Culinária mediterrânea, sofisticada e muito saborosa! Destaque para o Capeletti artesanal com molho de parmesão e trufas negras. Outros pratos do menu inclui filé de robalo em uma cama de fricassê de ervas, carpaccio de polvo, salmão com salada e até mesmo picanha black angus (não vale o pedido - carne adocicada e sem graça).




19 visualizações0 comentário
bottom of page